“Rota do Ferro no Tempo de D. Dinis” é o tema da 7ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo

4.jpg

“Rota do Ferro no Tempo de D. Dinis” é o tema da edição deste ano da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. A recriação histórica acontece dias 13, 14 e 15 de Abril, no centro histórico da vila.

Durante três dias regressamos ao reinado de D. Dinis (1279-1325). O monarca atribuiu a Torre de Moncorvo carta de foral, mandou-lhe construir cerca, concedeu-lhe carta de feira e outros privilégios, incentivando o povoamento e a exploração económica da região. A nível nacional fomentou todos os meios de riqueza nacional na extração da prata, estanho e ferro. Torre de Moncorvo não deve ter sido excepção, uma vez que possui a maior jazida de ferro da Europa.

Moncorvo e o Ferro sempre estiveram ligados desde que o homem começou a minerar as suas terras.

O ferro de grande qualidade era reconhecido nos cantos do mundo e em muitas rotas de comércio. A fama deste bem ultrapassava as fronteiras do reino levando muitos comerciantes a rumar até Torre de Moncorvo e com eles muitos outros produtos, outras culturas e tradições.

Nesta edição destaca-se a Praça das Culturas, que é composta por um acampamento mouro e outro cristão, onde se vivência o quotidiano da época, a interação e comércio entre mercadores, muitos deles atraídos pelos bons negócios da Rota do Ferro. Na Praça Francisco Meireles, pode observar-se o dia a dia das ferrarias. Além das várias demonstrações e vivências do quotidiano medieval, os visitantes podem participar num workshop, que pretende despertar para esta arte ancestral antiga que está bastante enraizada na cultura local.

Este ano, a Feira Medieval vai contar com um espaço cultural, onde estará patente a exposição “Memórias que Fazem História”, e com a Fazenda dos Animais, destinada ao público infantil e onde podem ser encontradas várias espécies animais, algumas delas devidamente treinadas. Realçamos também os grandes espetáculos a terem lugar nesta edição, nomeadamente “Amor do Ferro”, “Torre de Moncorvo” e espetáculo de Fogo – “Alchemia”.

Como já vem sendo habitual decorrerá um mercado medieval constituído por mais de 70 expositores, entre eles artesãos, místicos e artífices. Neste mercado podem ser adquiridos vários produtos regionais e peças de artesanato. Nas tabernas, local de convívio, podem experimentar-se os vários sabores da época.

Muitas outras recriações estarão ao dispor de quem nos visita como o cortejo do Rei e sua Corte, pelourinho, batismo real, cortejo de Santa Bárbara, treino de cavaleiros, pracear das aves, campo de treino de pequenos guerreiros, espetáculos equestres e vários acampamentos.

Mais informações em http://www.moncorvovilamedieval.com

  • Visualizações: 1514

Copyright © Municipio de Torre de Moncorvo

Subscrever

Subscreva para receber informações sobre a Feira Medieval de Torre de Moncorvo